Barcelona fez a sua parte. Além de um circuito quase 100% plano, a temperatura em torno de 10 graus estava simplesmente perfeita e adequada para uma prova rápida (aliás, lá foi quebrado o novo recorde mundial feminino). A organização da prova (kit e medalhas à parte) também foi impecável, com destaque para a largada por blocos. Chegando meia hora antes do meu bloco (ou curral) de 1:40-1:55 largar, consegui ficar entre os primeiros na largada, o que me economizou um bom tempo na desagradável ultrapassagem inicial.
Do meu lado, também fiz a minha parte. Além da dedicação, disciplina e foco nos treinos, segui o roteiro recomendado pelos especialistas nos dias e momentos que antecederam a prova – aumentei a participação dos carboidratos na minha alimentação; caprichei na hidratação; fiz um trote de 30 minutos na véspera; comi 2 bananas e 1 torrada no café; fiz um aquecimento de pelo menos 20 minutos; e, o tempo todo, acreditei que seria possível bater meu recorde de 1h 40 min.
O apoio e a presença da população local não se comparam com o que vi nas maratonas de Chicago e NY, mas foram vitais em momentos decisivos da prova, justamente quando eu queria dar aquele gás.
Resultado – a melhor prova da minha vida. Corri a meia maratona em 1h 37 min e 47 segundos, um tempo que seria absolutamente impensável para mim há 2 anos. Não sei se já atingi o meu limite como corredor de meias maratonas, mas minha cabeça ainda vai acreditar que não. Obrigado a todos que me ajudaram nessa conquista e…que venha a maratona de Berlin!
Alexandre Maia
Abaixo um texto gentil do Marcelo Cavalcante sobre o meu resultado em Barcelona. Agradeço não apenas o nosso amigo Kval, como também todos os outros amigos que certamente torceram e vão continuar torcendo por mim. Que continuemos nesse caminho de incentivo mútuo por muitos e muitos anos.
"Parabéns Alex MAIA!
A atividade física entrou na rotina de boa parte do grupo em 1985, quando a maioria dos AMIGÕES CORREDORES entrou na quinta série, seja no CMF ou no Christus. Na época, vários amigos eram atletas de diferentes modalidades, outros participavam apenas das aulas de educação física. Porém, durante alguns anos, boa parte de nosso grupo não deu atenção a prática regular de exercícios físicos. Com isso, muitos de nossos colegas carregam uns quilos a mais e até algum problema de saúde.
Nosso amigo MAIA foi um dos primeiros a retomar a prática regular de atividade física. Treina e participa de corridas de rua desde 2009, já tendo em seu currículo 9 meias maratonas e 2 maratonas.
Nos últimos anos, MAIA conseguiu reacender a chama do espírito esportivo de vários amigos. Aos poucos, foi formado o nosso grupo atual, que já consta com quase 20 amigos. Outros amigos da época de colégio estão prestes a compor o grupo, é apenas uma questão de tempo.
Nesse domingo, MAIA fez uma excelente prova na Meia de Barcelona, uma recompensa pela dedicação aos treinos e pelo incentivo aos AMIGÕES CORREDORES. Esse resultado é um estímulo a mais para o grupo, que em julho estará reunido no Rio de Janeiro para mais uma prova.”
42k sub-3h é logo ali, hein...
ResponderExcluir