terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Dicas para o sedentário começar a correr


Fisiologista orienta que primeiro passo é realizar avaliação médica para conferir estado de saúde
-

Leonardo Lima
Está cada vez mais comum encontrar em parques, praias e academias praticantes de corrida. Além de ser uma atividade praticamente sem custo, ela é capaz de transformar a vida de sedentários que querem ter um estilo mais saudável. Sua prática traz benefícios à saúde e é excelente para emagrecer. O primeiro passo para quem quer começar a correr e mudar os hábitos é realizar uma avaliação médica, que vai avaliar clinicamente o estado de saúde atual e posteriormente uma avaliação física específica para corrida de rua. Em geral, quem treina três ou quatro vezes por semana poderá em um ano participar seguramente de uma prova 10 km. É recomendável treinar com o acompanhamento de um professor de educação física, além de ter uma boa alimentação e descanso adequado. Com o sobrepeso, e a falta de atividade física o corpo estará mal preparado para suportar o estresse muscular, articular e ligamentar que a corrida irá promover, então é preciso cautela. O processo da caminhada para a corrida envolve mudanças biomecânicas, motoras e fisiológicas, além do aumento do estresse mecânico por impactos nas fases da corrida em nosso corpo. Estes fatores serão ajustados com o decorrer do processo de treinamento.
O erro mais corriqueiro dos iniciantes de corrida é o tempo exagerado nos volumes de treinos e semanas, em distâncias e tempo. As estruturas osteoarticulares, musculares e os ligamentos não se ajustam rapidamente ao estresse mecânico repetitivo da prática de corrida. É preciso entender que o corpo não é uma máquina e que tudo leva tempo para se ajustar.

Algumas dicas importantes
Treino inicial: Opte por treinos contínuos de resistência aeróbia. Caminhada, de 30 a 45 minutos, com variações de inclinações no percurso (subidas, descidas e planos) com a frequência de três vezes por semana. Lembre-se: caminhar não significa que o treino terá intensidade baixa. A velocidade e o ritmo deverão ter uma intensidade adequada para promover ajustes positivos nos âmbitos fisiológicos e motores.
Treino intervalado condicionante: Para cada 1 minuto de corrida leve, realizar na sequência 1 minuto de caminhada, totalizando de 30 a 45 minutos de treino. Para chegar a esta adequação de corrida e caminhada, o praticante deve aprender técnicas corretas antes de iniciar a parte principal do treino.
Variação de ritmo no treino: A variação é fundamental para a evolução nos aspectos gerais de treinamento. No entanto, elas devem ser ajustadas individualmente para não exigir demais ou de menos do organismo. Neste ponto, são fundamentais avaliações específicas de corrida e médicas.
Atividades complementares: A preparação física para um corredor não é apenas correr. Temos estruturas musculares e ligamentos que necessitam de atenção. O treinamento integral de força, flexibilidade, resistência e outras capacidades biomotoras deverão fazer parte de todo contexto de treinamento do praticante. É justamente neste ponto que o treinador deverá saber tecer a arte da periodização individualizada com o objetivo de melhorar a eficiência e manter a integridade física de seus alunos e atletas. É recomendável treinar exercícios de força através da musculação e força especial para corrida, além de aulas como aulas de alongamento que melhora a flexibilidade, Yoga e Pilates.

Leonardo Lima é fisiologista do exercício. Atua há mais de 15 anos na preparação física de atletas amadores e profissionais de esportes, sendo atletismo em corrida de fundo o seu foco principal. Possui Pós-Graduação em Treinamento Desportivo (UGF), Fisiologia do Exercício (Unifesp) e Biomecânica e Avaliações (FMU). Também é professor nas Pós graduações da FMU, Gama Filho, Instituto Educacional Torres e Faculdade Inspirar.

Notícia publicada na edição de 30/11/13 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 008 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário