A receita para conseguir bons resultados na corrida parece simples: corra, de acordo com seus objetivos, o mais longe ou o mais rápido possível. Porém, no que se refere ao treinamento desportivo, nada é tão linear assim. Muitas vezes, pessoas que já treinam há bastante tempo, enfrentam dificuldades em continuar seu desenvolvimento e acabam caindo no tão temido platô de treinamento. Para evitar ou até mesmo sair deste platô, você precisa ter consciência que serão necessários estímulos diferentes, pois como já dizia Einstein “Tolice é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Uma das maneiras de quebrar este platô ou até mesmo, fazer uma preparação melhor, é correr na areia.
Melhora do desempenho com a corrida na areia
Além da questão citada acima, da prevenção de lesões, a corrida na areia traz ainda outros grandes benefícios, entre eles a melhora do desempenho. Em um estudo de Utsch (2009), foram avaliadas questões relativas ao desempenho de atletas que faziam o treinamento em areia e na grama, no que se refere ao aumento da força, da potência e da resistência em membros inferiores. Nesta pesquisa, foram usados 28 atletas, divididos em três grupos: os que realizaram o treino em areia, os que realizaram o treino na grama e o grupo controle. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a melhora de componentes de força, potência e resistência através do treino de velocidade (sprints) resistência (corridas de 5 km) e de potência (treinamento pliométrico). Ao final do estudo, podemos encontrar resultados significativos (2,5%) de aumento na velocidade e explosão muscular dos atletas que treinaram na areia e uma melhora de 3,4% na resistência para corrida de 5 km.As explicações para este fato residem na maior resistência que a areia impõe para os movimentos, tornando-os mais difíceis e desta maneira, solicitando mais da musculatura específica. Dentro de uma periodização de corrida, os treinos feitos em areia, podem ser usados em todos os períodos, desde que sejam respeitados os objetivos. Por exemplo, uma pessoa que está no período básico de treinamento, onde o objetivo é a melhora da força específica da corrida, da resistência muscular localizada e da resistência cardiorrespiratória, pode ter grandes ganhos de desempenho se utilizar um treino com mais volume e menos intensidade, correndo maiores distância em uma menor velocidade. Já uma pessoa que esteja na fase específica de sua periodização e que vise, por exemplo, o aumento da velocidade, pode fazer treinos com um volume menor e mais intenso, visando à melhora da coordenação intramuscular e da resistência específica.
Além disso, pessoas que esteja se recuperando de lesões, também podem ter grandes benefícios com a corrida, já que o impacto é muito reduzido e é possível manter uma boa intensidade de treino da mesma maneira.
Outra situação interessante da corrida na areia são os treinamentos intervalados (Hiit), que vão ser ainda mais intensos se forem feitos na areia, melhorando desta forma, a qualidade de seu treino.
Corrida na areia, com ou sem tênis?
Esta é uma dúvida bastante comum, já que muitas pessoas optam por correr descalças na areia, afirmando que desta maneira, ocorre uma melhor propriocepção. Como este artigo é algo mais generalista e não é possível que eu consiga avaliar todas as variáveis de quem está lendo, afirmo que é mais seguro e correto correr na areia usando um tênis de corrida.Isso por que além de manter o pé mais estável, o tênis vai auxiliar na absorção do impacto. É importante também usar uma meia específica para a corrida e um tênis que se encaixe bem no pé, já que muitas vezes, a areia entra no tênis e o atrito pode machucar o pé ou até dar calos.
Também é importante tomar bastante cuidado com o horário em que você vai correr, pois a areia reflete os raios do sol e além de queimaduras na pele, isto causa muito mais calor e prejudica o desempenho no treino.
Enfim, correr na areia é uma excelente maneira de mudar um pouco o treino, tirando ele da monotonia e ainda melhorar o seu desempenho. Pessoas que moram em regiões litorâneas podem incluir até 3 treinos por semana na areia, dependendo da fase de treinamento em que se encontram. Por isso, use a corrida na areia ao seu favor! Bons treinos!
http://www.otreino.com.br/artigos/os-beneficios-de-correr-na-areia-para-corredores/
Nenhum comentário:
Postar um comentário